7ª Edição - Abril
Nesta edição: IST Summer Internships, Workshop de Machine Learning, Projeto de Tese, Nasal spray vaccination device
Oportunidades de estágio
Chegaram os Técnico Summer Internships 22/23! Ficam aqui algumas das propostas afetas à Engenharia Biomédica:
1. [Astrolabe Medical] Summer Internship - Medical Devices
Astrolabe Medical is a Portuguese company that develops, manufactures, and exports medical devices, in particular, high-level implants and instruments.
The company is looking for a goal-oriented candidate, which will be responsible for:
• Supporting the R&D and Quality teams during the product development process
• Accompanying the production process of our medical devices
• Understanding the manufacturing processes involved in the making of our products
• Assimilating the day-to-day production flow of our company
• Studying and developing production workflow processes
2. Human Dynamics in Healthcare: a Machine Learning approach
The motivation for this internship is to explore the capabilities of our simulation center to measure team dynamics in healthcare. The simulation center is a unique infrastructure that allows to record (sound and video) training scenarios where healthcare professionals are challenged.
With this internship the aim is to unlock the potential of the recorded data during simulated surgeries to measure team dynamics, specifically professionals’ movements from video recording. This will provide valuable insights into the dynamics of simulated medical environments and inform future developments in simulation training.
3. [Fish Platform Fundação Champalimaud] Microinjeção embriões
Neste estágio, o aluno irá aprender fundamentos teóricos e participar na prática na preparação de embriões de peixe-zebra e de soluções de injecção, na microinjeção de embriões para o estabelecimento de novas linhas transgénicas, e na análise fenotípica dos injectados por microscopia de fluorescência. Em paralelo, o aluno irá aprender as bases do trabalho diário nesta plataforma científica, desde os cuidados animais à optimização de protocolos, estratégias genéticas para manutenção de genótipos de interesse, etc.
Se ficaste curios@ não percas e vê todas as oportunidades disponíveis aqui!
Novidades científicas - A nasal spray vaccination device based on Laval nozzle and its experimental test
Comparado ao método tradicional de vacinação intramuscular, a vacinação por spray nasal apresenta várias vantagens no que diz respeito aos custos e à facilidade de administração.
Esta forma de administração, baseada no processo semelhante à nebulização (tratamento com inalação de vapores com fármacos), mostrou que pode servir como proteção contra infeções respiratórias e tem uma maior eficácia na proteção imunológica que as vacinas convencionais
No entanto, esta abordagem requer cuidados específicos de modo a garantir a eficácia como: Tamanho das partículas ejetadas, Taxa de ejeção e Ângulo de Ejeção.
Desta forma surgiu a proposta de aprimoramento ao criar um dispositivo semelhante aos já existentes mas com a peculiaridade de integrar uma espécie de bocal convergente permitindo ajustar os parâmetros acima apontados apenas ao ajustar o bocal, tornando este tipo de dispositivos mais versátil e mais eficiente.
A eficácia deste método foi testada através da utilização da vacina Ad5-S, realizando-se testes que avaliaram se os parâmetros anteriores se encontravam dentro dos padrões aceitáveis para imunização sem causar desconforto excessivo ao paciente.
Mostrou-se portanto que o dispositivo desenvolvido permitia que a velocidade de ejeção fosse rápida o suficiente sem causar desconforto, o ângulo facilmente ajustável do bocal permitia uma eficácia constante em diferentes situações e que a viabilidade da vacina (e das suas partículas) mantinha-se elevada na sua administração.
Estes resultados levam à conclusão que devido à sua facilidade de utilização, elevada capacidade de distribuição e taxa elevada de atividade da vacina preservada, este dispositivo apresenta uma ampla versatilidade no que diz respeito às suas aplicações na proteção e prevenção de doenças infecciosas respiratórias.
Workshops e Eventos
1. 13.ª Escola de verão de Lisboa em ‘Machine Learning’ (LxMLS 2023)
Candidaturas abertas até 28 de Abril. De 14 a 20 de julho, no Centro de Congressos, Campus Alameda
“A Escola de verão de Lisboa em ‘Machine Learning’, organizada em conjunto pelo Instituto Superior Técnico, Instituto de Telecomunicações (IT) e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) terá lugar de 14 a 20 de julho 2023.Esta escola de verão, que vai já na sua 13ª edição, tem tido uma grande projeção internacional e tem vindo a decorrer todos os anos no campus Alameda do Instituto Superior Técnico.»
Mais informações: Site oficial | Formulário de Candidatura
2. Workshop “ChatGPT e ferramentas de inteligência artificial: uso responsável na ciência e ensino superior”
Dia 2 de maio, às 14h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa
“O uso responsável de ferramentas de inteligência artificial (IA) na ciência e ensino superior é um tema de debate e preocupação generalizados, especialmente com a chegada do ChatGPT e de outras ferramentas similares. Nesse contexto, a Universidade de Lisboa (ULisboa) partilha conhecimento e considerações importantes para a sua comunidade, incluindo docentes, investigadores, pessoal técnico e administrativo e estudantes.”
Para mais informações, poderás visitar o site.
3. Laboratórios Abertos do Departamento de Engenharia Química do IST
De 2 a 5 e 8 de maio de 2023, das 9h30 às 17h30, no Campus Alameda
Este evento destina-se aos alunos do 10º ao 12º anos com o objetivo de não só dar a conhecer os laboratórios e o departamento de Engenharia Química do IST, mas também promover a ciência e a tecnologia. O programa inclui visitas aos laboratórios, experiências laboratoriais e palestras.
Mais informações aqui.
Projetos de Tese
Queres saber mais sobre que projetos de tese é que os alunos de Engenharia Biomédica podem desenvolver? Nesta edição, trazemos-te o testemunho da Mónica Afonso, estudante do perfil de Imagiologia, Biossinais e Instrumentação Biomédica.
“O meu tema de tese baseia-se na avaliação de uma terapia multimodal para reabilitação motora de pacientes que tenham sofrido um AVC e que estejam em fase crónica. As duas modalidades desta terapia são a estimulação magnética transcraniana e Brain Computer Interface (BCI), nas quais a primeira visa estimular a formação de novas conexões nervosas (neuromodulação) e a segunda em fortalecer estas ligações através de estímulos repetidos de imaginação de um dado movimento. Sabendo que esta imaginação e respetivo feedback é feito através de uma técnica de recolha de sinais chamada eletroencefalograma (EEG), é através deste sinal e do respetivo processamento que irei estabelecer a ligação entre as características extraídas do EEG e uma melhoria no estado clínico de um paciente. Para tal, a minha maior ferramenta de trabalho tem sido o MATLAB, especificamente a toolbox EEGLAB através da qual consigo retirar o ruído dos sinais e fazer a análise temporal e espetral dos mesmos.”