2ª Edição - Novembro
Nesta edição: Estágios (EDP, CMU Portugal Program), Bio-Entrevista com Tânia Sofia Formigo, Bioimpressão 3D de tumores mamários, Eventos
Oportunidades de estágio
Estás à procura de um estágio na área da Engenharia Biomédica ou relacionado? Aqui tens uma lista que te poderá ajudar na tua pesquisa :)
1. EDP Trainee Program
The EDP Trainee Program has just launched its 7th edition, with applications open until December 4th, 2022.
Each edition is a new opportunity for EDP to meet people with pure energy and passion for new experiences who want to join a leading company in the sector and be an active part of one of the most compelling Trainee Programs.
The program seeks to attract different profiles based on diversity to be part of EDP’s ambitious challenge of being 100% green by 2030.
During a unique 7 months experience, you will be able to expand your knowledge and participate in dynamic projects with the possibility of joining EDP Group at the end of the program.
Yearly program with complete immersion in the daily activities of our business;
Onboarding during 2 weeks with personal and professional development;
2 job rotations (of 3 months each) that offer real multicultural exposure with the possibility of international experiences.
The requirements are the following:
Master’s degree (final year or up to 2 years);
Any profile;
Proficiency in English.
The recruitment process is remote and inclusive to adapt to different profiles and candidates’ needs easily.
If you want to discover more about the program or wish to apply, click here!
2. Dual Ph.D. Scholarships under CMU Portugal Program:
The CMU Portugal Program has an Open Call for up to 6 Dual Degree Ph.D. scholarships for the 2023/2024 academic year on cutting-edge areas of Information and Communication Technologies (ICT) funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
CMU Portugal Dual Degree Doctoral students conduct their studies both in Portugal and in the United States (3 years in Portugal and 2 years at CMU). They are hosted both at a Portuguese affiliated University and at Carnegie Mellon, being co-advised by faculty members from each Institution. Upon completing their Ph.D., graduates receive two degrees, one from CMU, and another from the partner University in Portugal.
Here is the list of available Dual Degree Ph.D. Programs and their respective application deadlines for 2023/2024:
December 12, 2022 (11:59 EST): Computer Science, Human-Computer Interaction, Language Technologies, Robotics, and Software Engineering;
December 15, 2022 (11:59 EST): Engineering and Public Policy and Electrical and Computer Engineering.
Our 6 Scholarships are available on a competitive basis and will fully support the tuition fees and provide a monthly stipend while at CMU and at the Portuguese University. All the Ph.D. courses are conducted in English, both in Portugal and at Carnegie Mellon.
Please notice that the CMU Portugal Program has a decentralized applications admission process, which each Ph.D. program manages its own. Applications are submitted directly to CMU.
To apply please visit the “Admissions and Scholarships” page on the CMU Portugal Program, where you will find all the links to submit your application at CMU.
Workshops e Eventos
Estás à procura de atividades extracurriculares que te ajudem a desenvolver softskills e hardskills? Gostavas de assistir a palestras com temas retirados do mundo da Engenharia Biomédica? Se sim, a seguinte lista de iniciativas poderá ser do teu interesse.
1. Workshop “Publicação de comunicação científica: Web of Science”
No próximo dia 30 de novembro de 2022, entre as 10h00 e as 11h30, a Biblioteca do Instituto Superior Técnico realizará um webinar, através da plataforma Zoom, sobre a publicação de comunicação científica.
Embora dirigido preferencialmente a docentes, investigadores e estudantes do 3.º ciclo, a participação está aberta a qualquer pessoa, sendo a apresentação feita em língua portuguesa.
A participação é gratuita, mas os interessados deverão fazer a sua inscrição através do preenchimento do forms.
2. Sessões “Meetup with a Company”
As Sessões Meetup with a Company tratam-se de eventos personalizados que promovem o contacto entre alunos do Técnico e profissionais que trabalham nas empresas da Rede de Parceiros do Técnico (maioria antigos alunos do Técnico).
Tipicamente decorrem em formato de pequeno-almoço, em pequenos grupos de alunos e colaboradores da empresa, procurando o match mais indicado entre o perfil académico dos alunos e a formação/função do colaborador da empresa.
Procuramos desta forma que todas as dúvidas dos alunos sejam esclarecidas e que os participantes se identifiquem com quem vão conversar.
Poderás encontrar mais informações sobre os meetups aqui.
3. Conhece a CISCO
No dia 30 de novembro, às 9h00, no Técnico – campus Taguspark- poderás conhecer engenheiros da CISCO, os desafios tecnológicos atuais da empresa, um dia de trabalho típico na CISCO, e as oportunidades que a CISCO para oferecer. As inscrições são até dia 29/11 por isso não exites em agarrar o teu lugar!
4. Conhece a SKY
No próximo dia 6 de dezembro, às 9h30m, no Técnico – campus Alameda (Torre Sul – Q01), terás oportunidade de conversar com profissionais da SKY, todos alumni do Técnico e conhecer como é o seu dia-a-dia e como um engenheiro do Técnico pode trabalhar nesta empresa.As inscrições estão abertas até dia 2/12.
5. Concerto de Natal do Instituto Superior Técnico
Tira uma pausa do estudo e vem ouvir a Orquestra de Cordas da Ópera na Academia e na Cidade na Igreja de São Roque. O evento vais decorrer no próximo dia 7 de dezembro, a partir das 20h00, com entrada livre mediante a lotação do local.
O programa conta com obras Mendelssohn, Elgar e Corelli, e o extra de 3 “clássicos” de Natal interpretados pelo tenor Bruno Almeida.
O programa completo está disponível aqui.
Novidades científicas - Bioimpressão 3D de tumores mamários
A impressão 3D é uma área que está em desenvolvimento constante e as suas aplicações na saúde têm vindo a crescer exponencialmente. No seguimento deste interesse crescente, investigadores da Penn State recorreram à bioimpressão 3D de tumores mamários, procedendo ao seu tratamento num estudo inovador e que se foca na compreensão de uma das doenças que lidera nas causas mortalidade mundiais. Apesar dos importantes avanços no tratamento do cancro, persiste a necessidade de experimentação pré-clínica dos agentes que serão utilizados nestes mesmos tratamentos uma vez que muitas das vezes os estudos experimentais nos pacientes limitam o desenvolvimento destas terapêuticas num grau considerável.
Este acontecimento marca o início para futuros estudos sobre o desenvolvimento de terapias contra o cancro que não necessitem do uso de experimentação in vivo, fornece uma forma de avaliar de uma forma segura e precisa terapias em desenvolvimento, e também permite compreender como é que um tumor cresce, como interage com as células humanas e como as metástases ocorrem.
Deste modo, o desenvolvimento de modelos bioimpressos pode abrir horizontes sobre novas formas de compreender o microambiente dos tumores e a resposta imunológica do corpo humano.
Ficaste interessado? Podes ler mais aqui!
Bio-Entrevista com Tânia Sofia Formigo
O NEBM realizou, no dia 4 de Novembro, a primeira Bio-Entrevista deste ano, com a Tânia Formido, Clinical Advisor Oncology na Janssen. Deixamos aqui alguns destaques da entrevista, que se focou no seu trabalho e a sua experiência profissional.
Q: Porque é que escolheste Engenharia Biomédica no Técnico?
A: Essa resposta é fácil! Eu queria alguma coisa que tivesse relacionada com medicina, mas que, ao mesmo tempo, tivesse matemática. Não queria ser médica, porque marrar para mim estava fora de questão e sempre quis um curso que tivesse matemática. Porquê no técnico? Porque sempre foi a faculdade de referência para as engenharias. Olhando para trás e comparando com amigos meus de outras faculdades, vejo efetivamente que o técnico é uma grande escola e no mercado de trabalho é visto de maneira diferente.
Q: Sempre sonhaste em fazer Erasmus e como foi a experiência?
A: Nunca tinha pensado em fazer Erasmus, até porque sair de Portugal nunca tinha sido uma opção para mim. Foi um bocado a pressão social, de ver toda a gente à minha volta a fazer, que me fez querer fazer também. Foi o melhor semestre da minha vida! É uma experiência que pode mudar a mentalidade das pessoas que sempre quiseram ir trabalhar para fora, e das que não querem.
Q: Tens alguma sugestão para quem vai escolher o perfil de mestrado este ano?
A: Não acho que seja por tirar um perfil de células que depois não pode acabar a fazer outra coisa qualquer, por exemplo. Não é nada castrador, mas é preciso ver a longo prazo, como por exemplo em termos de uma tese ou num projeto a longo prazo qual a área com que há maior relação.
Q: Como correu a teste de mestrado?
A: Na altura não sabia que havia já temas de tese disponíveis para escolher, então fui pelo caminho mais difícil e fui à procura de um tema novo. Mesmo tanto em células, não quis estar a escolher nada relacionado com laboratório e também queria já alguma coisa relacionada com ensaios clínicos, já que o interesse pelo departamento farmacêutico foi crescendo ao longo do curso. Depois de falar com um professor da faculdade de farmácia, encontramos um tema que foi estudar os critérios para terapias celulares, nos primeiros estudos de terapias celulares em humanos. Na altura ainda só havia cerca de 6 terapias celulares aprovadas.
Q: Como foi a entrada no mercado de trabalho?
A: Eu soube da Janssen numa sessão de alumni na semana da Bio-Engenharia, alumni esse que agora trabalha comigo. Nessa sessão ouvi falar num estágio da Janssen que me despertou curiosidade e que mais tarde decidi candidatar-me. Fiz também o processo de estágio na José de Melo, mas depois acabei por escolher a Janssen. Recebi várias propostas, principalmente de consultoras de IT, mas como queria trabalhar em algo relacionado com a área, nunca liguei muito a essas propostas. O estágio era anual, mas depois em setembro interrompi para começar uma função na empresa. Como trainee entrei primeiro em Business Analyst e depois mais tarde mudei para a parte de oncologia.