17ª edição - Abril
Nesta edição: Novidades Científicas, BEE - Best Entrepreneurship Experience e Webinar Inteligência Artificial e a Saúde no Futuro 5.0
Novidades Científicas
Análise epigenética revela novidades sobre fatores de risco para a ELA
Para a maioria dos pacientes, ainda é desconhecido exatamente o que causa a esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença caracterizada pela degeneração dos neurónios motores que afeta o controlo muscular e eventualmente leva à morte.
Trabalhando com o consórcio Answer ALS, uma equipa de investigadores do MIT analisou modificações epigenéticas - etiquetas que determinam quais genes são ativados numa célula - em neurónios motores derivados de células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) de 380 pacientes com ELA.
Esta análise revelou um sinal diferencial forte associado a um subtipo conhecido de ELA e cerca de 30 locais com modificações que parecem estar ligadas às taxas de progressão da doença nos pacientes com ELA. Essas descobertas podem ajudar os cientistas a desenvolver novos tratamentos direcionados a pacientes com determinados fatores de risco genéticos.
O estudo, liderado por Ernest Fraenkel, professor na área de Saúde e Tecnologia do MIT e autor sénior do estudo, foi recentemente publicado na Nature Communications.
O próximo passo para a equipa do MIT é investigar mais estas regiões genómicas e ver como elas podem impulsionar diferentes aspectos da progressão da ELA em diferentes subconjuntos de pacientes. Isso poderia ajudar os cientistas a desenvolver medicamentos que possam funcionar em diferentes grupos de pacientes e ajudá-los a identificar quais pacientes devem ser escolhidos para ensaios clínicos desses medicamentos, com base em marcadores genéticos ou epigenéticos.
Quando um fármaco falha: MIT usa IA para atacar bactérias “adormecidas“
Desde a década de 1970, a descoberta de antibióticos modernos tem enfrentado um impasse. Agora, a Organização Mundial da Saúde declarou a crise da resistência antimicrobiana como uma das 10 principais ameaças à saúde pública global.
Quando uma infecção é tratada repetidamente, os clínicos correm o risco de as bactérias se tornarem resistentes aos antibióticos. Mas por que uma infecção retornaria após o tratamento adequado com antibióticos? Uma possibilidade bem documentada é que as bactérias se tornem metabolicamente inertes, escapando da deteção de antibióticos tradicionais que só respondem à atividade metabólica. Quando o perigo passa, as bactérias voltam à vida e a infecção reaparece.
Jackie Valeri, uma antiga Bolseira MIT-Takeda (no Centro Abdul Latif Jameel do MIT para Aprendizado de Máquina em Saúde), recentemente doutorada em engenharia biológica no Laboratório Collins, é a primeira autora de um novo artigo publicado no mês passado na edição impressa da Cell Chemical Biology, que demonstra como a aprendizagem de máquina pode ajudar a selecionar compostos letais para bactérias adormecidas.
James J. Collins, professor de engenharia médica e ciências no Instituto de Engenharia Médica do MIT e no Departamento de Engenharia Biológica, lidera a faculdade de Ciências da Vida do MIT Jameel Clinic, que recentemente fez manchetes por usar IA para descobrir uma nova classe de antibióticos, como parte da missão maior do grupo de expandir drasticamente os antibióticos disponíveis.
Em um estudo, pesquisadores do Laboratório Collins empregaram IA para acelerar o processo de descoberta de propriedades antibióticas em compostos medicamentosos conhecidos. Com milhões de moléculas, o processo pode levar anos, mas os pesquisadores conseguiram identificar um composto chamado semapimod durante um fim de semana, graças à capacidade da IA de realizar triagens de alto rendimento.
O semapimod, um medicamento anti-inflamatório normalmente usado para a doença de Crohn, mostrou-se eficaz contra bactérias estacionárias Escherichia coli e Acinetobacter baumannii. Outra descoberta foi a capacidade do semapimod de perturbar as membranas de bactérias "Gram-negativas", conhecidas por sua alta resistência intrínseca aos antibióticos devido à sua membrana externa mais espessa e menos penetrável.
Ao interromper um componente da membrana externa, o semapimod sensibiliza as bactérias Gram-negativas a medicamentos que normalmente só são ativos contra bactérias Gram-positivas.
Essa pesquisa representa um avanço significativo na luta contra as bactérias resistentes aos antibióticos, que representam uma grave ameaça à saúde pública global.
Nova tecnologia não invasiva de observação do fluxo sanguíneo profundo
A nova tecnologia de tomografia fotoacústica vetorial (PAVT) do Caltech possibilita a inovadora imagem não invasiva de vasos sanguíneos profundos e uma análise detalhada da dinâmica do fluxo sanguíneo. Com muitos problemas de saúde relacionados ao fluxo sanguíneo, desde ataques cardíacos até o crescimento tumoral, a capacidade de examinar vasos sanguíneos e avaliar o seu estado é crucial. No entanto, muitos desses vasos estão enterrados profundamente no corpo, tornando difícil o exame sem cirurgia exploratória.
Pesquisas recentes lideradas por Lihong Wang, do Caltech, agora tornam possível a imagem de vasos sanguíneos profundos em humanos, e até mesmo o fluxo sanguíneo através deles, de forma não invasiva. A tecnologia PAVT utiliza luz laser absorvida pela hemoglobina para criar imagens, permitindo uma visão detalhada dos vasos sanguíneos e do fluxo sanguíneo.
Esta tecnologia representa um avanço significativo na imagem do fluxo sanguíneo, pois agora é possível medir tanto a taxa quanto a direção do fluxo sanguíneo. Com uma resolução fina, o PAVT consegue distinguir sinais profundos de glóbulos vermelhos, fornecendo uma compreensão mais detalhada do fluxo sanguíneo humano. Essa capacidade surpreendeu até mesmo os pesquisadores, que não previam tal avanço em sua área de estudo.
Mais informações: [1]
Workshops e Eventos
BEE - Best Entrepreneurship Experience
BEST Entrepreneurship Experience (BEE) returns this year buzzing with innovation and creativity!
It's with great pleasure that BEST Lisboa, unveils the return of this exciting two-day affair all about business strategy, problem-solving, and entrepreneurship spirit!
Scheduled for the 11th and 13th of May at Instituto Superior Técnico's Alameda Campus, BEE welcomes participation from students across IST, FCUL, and ISEG.
BEE is an event designed to unite students from diverse academic backgrounds, providing a unique platform to enhance entrepreneurial abilities and collaborate on business concepts aimed at addressing contemporary issues.
The event is structured around three workshops, each focusing on crucial aspects of entrepreneurship and financial planning with the final presentation realized to the jury on the 13th. From ideation to market launch, attendees will gain comprehensive insights through a series of corporate presentations, interactive workshops, innovation sprints, and critical assessments by an expert jury. BEE is crafted to foster creativity, promote collaborative efforts, bridge interdisciplinary gaps, facilitate student-corporate interactions, and improve problem-solving capabilities.
You might also enjoy knowing that all the meals throughout the event are given by us to all participants and the podium will receive prizes!
1st place: 100€ + 4 web summit scholarship tickets;
2ºlugar: 4 double tickets for Lisboat (boat experience in Tejo);
3ºlugar: 4 oceanarium tickets – rings of ocean experience
To join this competition, you should fill out the application forms here: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtMq7E9uUPSATvWiBFYijSmsjs7ACgkmEEVdktMM4PP1w66A/viewform or check our website for more information https://best.tecnico.ulisboa.pt/bee/
We're accepting applications now!!! Secure your spot till May 8th!!
But BEE isn't merely a contest; by participating in networking and mentoring sessions, receiving guidance from seasoned professionals, and the opportunity to connect with peers sharing a passion for entrepreneurship, this experience aims to refine your professional skill set and offer a glimpse into the entrepreneurial world.
What’s holding you back? Apply now!!
Webinar Inteligência Artificial e a Saúde no Futuro 5.0
Este evento é promovido pela Sociedade de Ciências Médicas e acontece no dia 25 de maio entre as 18 e as 20 horas.
O acesso ao webinar é gratuito, mas sujeito a inscrição através do email smed@scmed.pt.